segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

The favela is here!




Confesso a você não lembrar o dia em que eu vi o Corinthians ganhar o mundial da Fifa em 2000 em pleno Maracanã, sei pelo que contam que foi a segunda maior invasão corintiana da história, a primeira foi 24 anos antes em 1976, também no Maracanã.

Bem eu posso até não ter visto ou não me lembrar daquela partida que levou o time do parque são Jorge ao topo do mundo e ao delírio de toda uma nação, mas ainda bem que o passado vira história, ficando registrado, podendo um dia ser lido por alguns e contado pra muitos.
O Corinthians de 2000 foi empurrado por cerca de 20 mil corintianos que viajaram de São Paulo ao Rio de Janeiro numa viagem de seis horas para dar apoio ao Rincón, Fernando Baiano, Marcelinho, Luizão, Edu e companhia. Os guerreiros estavam em campo naquela partida que terminou do jeito que a Fiel gosta “nos pênaltis” 4x3 Timão. Marcelinho poderia ter sido considerado o carrasco, pois chutou nas mãos de Jéfferson a bola do título, porém a responsabilidade caiu toda sobre Edmundo, que poderia ter sido o herói de uma nação vascaína partiu, bateu... errou. O mundo para o Vasco acabou nos pés de Edmundo e começou para o Corinthians.
Hoje 12 anos depois o feito se repete, uma nova invasão ainda maior que a de 2000 entra para a história do futebol mundial, dessa vez a torcida foi para o outro lado do mundo em Yokohama no Japão ver o time do Parque são Jorge vencer o favorito Chelsea até então o atual campeão Europeu. Trinta mil torcedores foi um Pacaembu inteiro para o Japão, o décimo segundo jogador de um time que parou o Brasil e o mundo era um torcedor louco, fanático, que vendeu a casa, o carro, gastou o dinheiro do casamento, perdeu a mulher, o sonho de ter uma família para ganhar o mundo com o Timão. A estes torcedores meus sinceros parabéns.
Dessa vez os guerreiros não eram os mesmos de 2000, o elenco se renovou. O time caiu em 2007 para a série B, mas voltou com honras de campeão (Brasileiro da série B) em 2008, conquistou o Paulista e a Copa do Brasil de 2009 com o fenômeno Ronaldo no ataque, em 2010 amargou o centenário sem erguer uma taça se quer, já em 2011 conquistou o Brasil e se consagrou pentacampeão brasileiro e em 2012 conquistou pela primeira vez a América, com honras de campeão invicto da Libertadores e não satisfeito conquista o mundo pela segunda vez.  Alessandro, Chicão, Douglas e Julio Cesar que ergueram a taça da serie B em 2008, provaram que um time não é feito de títulos e que pra tudo existe um tempo certo, por isso ontem estavam em Yokohama vibrando junto com os demais.
Brasileiros guerreiros, que defenderam e atacaram, um Peruano de nome Guerrero que estava sozinho no lugar certo, na hora certa e com o seu cabelo moicano e como uma tatuagem estranha atrás da orelha fez de cabeça os dois gols do Corinthians no mundial. Bem demos honra a quem teve honra a camisa, Cássio que certamente tinha 14 anos em 2000, viu Dida brilhar pegando pênaltis e TUDO no Maracanã, ontem brilhou pegando apenas TUDO. Por isso com honras foi eleito o melhor jogador do mundial. Se não me engano só Rogério Ceni (em 2005) e ele como goleiros conseguiram esse feito.


É posso não me lembrar desse título de 2000, mas não vou me esquecer nunca dessa manhã de dezembro de 2012. Este é o Esporte Clube Corinthians Paulista que saiu do terrão de Itaquera, conquistou o mundo e levou a favela para o Japão.

Bruno Martins
17 de dezembro de 2012 às 22h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário