segunda-feira, 2 de julho de 2012

Web e um bom bate papo sobre jornalismo eletrônico.

O que é Web Jornalismo?
Nada mais é do que o jornalismo praticado através da internet.


Início e popularização
Teve início nos anos 90. Os conteúdos jornalísticos oferecidos eram reproduções de grandes jornais impressos e a atualização do material era feita a cada 24 horas. Nessa fase, tanto a cópia de conteúdo quanto a reprodução das rotinas produtivas de um jornal eram comuns. A comunicação na web, rápida e barata, foi o ponto forte para a popularização do jornalismo on-line. Ele ganha espaço e muitos internautas, ao oferecer a eles a oportunidade de interagir das formas mais diversas com o conteúdo produzido nos portais de jornalismo e diversos tipos de sites. Ágil é a palavra que o define. A web está sendo uma das formas preferidas da população mundial, principalmente para os jovens que nasceram na era da internet. E muitos insistem em dizer que o tempo dos impressos estão contatos, pois que estamos na era da internet.

O Primeiro...

O primeiro jornal online do Brasil foi o JB (Jornal do Brasil) criado em 1891, foi o principal jornal durante o Regime militar. Já no ano de 1995 o JB cria o seu portal de notícias na internet e em agosto de 2010 larga o impresso para se tornar o jornal 100% digital do país.

Universo Online UOL

No dia 28 de abril de 1996, às 4h15 da manhã o provedor UOL foi colocado no ar, em propriedade do Grupo Folha, numa época em que a Internet possuía menos de quarenta mil usuários em todo o Brasil.

Eu dei uma pesquisada em alguns sites e acabei encontrando este que resume basicamente a história dos portais de notícias no Brasil. http://jornalonline.net/portal-noticias

Portal de Notícias

A partir dos anos 90, com o surgimento de provedores de acesso à internet no Brasil, também surgiu um novo tipo de serviço: oportal de notícias. Entre os mais importantes estão o G1, R7, o UOL, o Terra e o iG.
Um dos pioneiros foi o Brasil Online, popularmente conhecido como BOL. Criado como um portal de internetserviço de webmaile de hospedagem grátis, o BOL surgiu em novembro de 1994. Já o site – que pode ser classificado como o primeiro portal de interesse geral em língua portuguesa – entrou no ar em  25 de abril de 1996, três dias antes de seu principal concorrente de então, o UOL.
Em 28 de abril de 1996, entrava no ar o Universo Online (UOL) como um provedor de acesso à internet brasileira. Criado pela empresa Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de São Paulo, o UOL estreou com serviço de bate-papo, a edição diária do jornal Folha de São Paulo, arquivos do jornal com cerca de 250 mil textos, reportagens do jornal americano The New York Times (traduzidas para a língua portuguesa), Folha da Tarde e Notícias Populares, mais classificados, roteiros e saúde, e a revista Isto É. Hoje, o provedor de conteúdo e de acesso à internet é um dos maiores do país.
Já o Portal Terra surgiu a partir do Zaz, portal e provedor de internet lançado em 1º de dezembro de 1996. Em dezembro de 1999, o Zaz virou Terra. Provedor com abrangência nacional, o Terra apresenta, entre outros serviços, o TV Terra com média de 8 horas diárias de programação ao vivo e acervo de 100 mil vídeos e áudio; e o Jornal do Terra, programa jornalístico multimídia lançado em outubro de 2002, e sendo exibido ao vivo em três boletins diários: 11h, 15h e 17h30.
Portal Terra
Lançado em 9 de janeiro de 2000, o iG foi o primeiro provedor de acesso grátis à Internet no Brasil. Logo de início, ele mostrou que chegava para brigar pela preferência dos internautas brasileiros. Tanto que, em dezembro do mesmo ano, o iG era o mais acessado nos domicílios do País, de acordo com a Pesquisa Internet POP do Ibope. Hoje, dez anos depois, o iG contabiliza 7,5 milhões de contas de e-mail e tem audiência mensal de 22,9 milhões de visitantes únicos, de acordo com dados da Ibope Netratings. Dois meses após o lançamento do iG, o portal foi ao ar, abrigando sites de parceiros e do iG, como o Babado e o Último Segundo, que estavam no ar desde o fim de 1999. Ao longo dos anos, várias ferramentas vêm sendo lançadas, transformando, assim, o portal iG em um dos mais importantes do Brasil.
Portal IG

G1 e R7

Em 18 de setembro de 2006, a Globo.com lançava o G1 – novo portal de notícias das Organizações Globo. O portal estreou com a cobertura especial das eleições naquele ano. No portal, o público pode conferir, além das notícias do dia a dia, o conteúdo dos programas jornalísticos da TV Globo, como Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo. Na área dos esportes, destaque para o Esporte Espetacular e o Globo Esporte na TV. Também há links para os programas de entretenimento da emissora, para jornais e revistas do grupo e para rádios como Globo e CBN.   
Em setembro de 2009, o Grupo Record anunciava o portal de notícias R7.com. O objetivo era concorrer com UOL, G1, Terra e iG. Com a proposta de cobrir os principais acontecimentos do cotidiano com foco em jornalismo, entretenimento, esportes e multimídia, o R7.com conseguiu, em pouco tempo, ser um dos portais mais acessados do país.
G1 versus R7


Mas eu como um futuro jornalista fui a campo entrevistar profissionais da área da comunicação e saber deles as suas principais opiniões a respeito dos portais de notícias. A jornalista Carolina Brusarosco do Jornal Diário de Suzano e o jornalista Jânio Valim da TV dos Trabalhadores falaram a respeito do WEB Jânio ainda disse sobre o sensacionalismo que existe em alguns portais.
Acompanhe agora a entrevista feita no dia 21 de abril deste ano no 2º Encontro de Blogueiros do Alto Tietê.

O Professor de comunicação da Universidade de Mogi das Cruzes Willian Araújo falou sobre os principais portais de notícias, o passo a passo de como a tecnologia invadiu o jornalismo brasileiro, para o professor o jornalismo é apenas uma gota neste oceano que é a internet. 


Pois é quem tem assunto tem o mestre Willian Araújo nos concedeu dez minutos de uma agradável conversa e disse que o sentido de portal é nos fazer viajar e não ficar parado em um mesmo lugar.

Outro mestre do jornalismo brasileiro, criador do jornal da CBN e que apresentou o Roda Viva da TV Cultura por muitos anos Heródoto Barbeiro falou sobre o jornalismo online e ainda disse que os portais de notícias irá sugar o rádio e a Tv pra dentro dele. 

"Os portais são mais uma estrada pela qual a notícia trafega ."  Heródoto Barbeiro.


WEB? Um trabalho acadêmico que rendeu uma boa conversa com profissionais da área do jornalismo e um 10 no trabalho da faculdade, um tema que enriqueceu demais o meu e agora também o seu conhecimento por essa área. No mais é isso espero que a minha postagem e a fonte que usei para enriquece-la (http://jornalonline.net/portal-noticias) te ajude de alguma forma. Fico no aguardo de alguns comentários se houver. 

Até mais ver.

Obrigado a Aliny Vieira, Marcella Correia, Miguel Augusto, Nayara Neves e ao Thiago Henrique integrantes do meu grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário