terça-feira, 26 de junho de 2012

O mundo e suas lei(turas)


Muitas vezes me pergunto será que esses homens não leem? Quando digo esses homens estou me referindo aos homens que fazem a guerra, que buscam ser melhores do que os outros matando-os sem dó e sem piedade.
E muitas vezes falamos para que lê se o que vemos são só mortes, crianças vendendo drogas para sustentarem suas famílias; se o que ouvimos não existe nos livros encantados pois são só besteiras e o que falamos muitas vezes não somos escutados.
Mas aprenda somente a leitura pode nos tirar deste mundo horrível em que vivemos, ela guarda surpresas incríveis e imagináveis, nos fazendo viajar de uma vida a outra fazendo nos sentir príncipes, guerreiros, mocinhos e malvados.
Quando lemos uma história em quadrinhos nos sentimos guerreiros, quando lemos um poema nos ficamos apaixonados, já quando lemos uma noticia triste no jornal ficamos horrorizados. Esse é o poder de transformação da leitura que faz com que palavras escritas em traços possam criar laços de poesia e amizade. Ela nos deixa mais culto, faz com que tenhamos novas amizades, faz com que expressemos nossas ideologias para garantirmos se não possível para nós, mas para nossos filhos um futuro melhor.


Este texto eu escrevi  no dia 12 de  setembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário