domingo, 6 de setembro de 2009

Pequenas igrejas grandes negócios

Atualmente é grande o numero de igrejas evangélicas no Brasil a chamada religião protestante invadiu os morros das favelas, cortiços, bairros nobres e até lugares mais remotos. Tudo isso com um único objetivo levar a palavra de Deus aos que mais necessitam.
Embora esse grande avanço da igreja evangélica nos faz refletirmos diante do passado de nossos antecessores. Como eles faziam para irem aos cultos em meados dos anos cinquenta? Melhor ainda como era o evangelho daquele tempo? Sim porque com o avanço da tecnologia vários ministérios conseguiram ganhar o mundo e a igreja, por sua vez, levou através dos meios de telecomunicação uma palavra divina aos lugares onde a paz já não existe mais. Mas não iremos nos prender nessas perguntas das quais requerem muitas pesquisas.
As igrejas evangélicas ou de qualquer outra denominação são isentas de pagar impostos, mas são obrigadas o contribuir com obras de caridade do bairro ou cidade onde estão situadas. Recentemente a igreja “Universal do Reino de Deus” foi manchete nas páginas policiais de todo o mundo, onde o seu fundador Edir Macedo e mais nove integrantes foram acusados de receptação, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro entre outros fatos que a mídia não deixou de mostrar.
A igreja Universal está presente nos quatro cantos do mundo, seus cofres faturam um bilhão e quatrocentos milhões por ano, todo esse dinheiro vem do dizimo de fiéis que contribuindo com a igreja fez com que o ministério não parasse de crescer.
Este recente caso de Edir Macedo nos remete ao passado. Quem ainda se lembra de Estevam Soáres Hernandes e Sonia Hernandes o casal de missionários da igreja Renascer que também acabaram em cana por desviarem dinheiro dos cofres de seu ministério? Talvez acontecera o mesmo com Edir Macedo passarão – se os tempos e todos se esquecerão do ocorrido.
Com quem comparar Edir Macedo e Estevam Hernandes? Talvez não precisemos ir tão longe, eles não são tão diferentes de Paulo Maluf e Celso Pitta. A única diferença é que Maluf anda com documentos em mãos onde ele esbanja ao eleitor as obras que fez e ainda diz: “olha roubei mais fiz.” Já Macedo anda com sua bíblia debaixo do braço pregando a palavra falando de um Deus que o libertou do mundo e usando a história de Moisés que com seu cajado em mãos fez brotar água das pedras apenas com um toque e com isso ele arranca dinheiro e abusa da fé de terceiros. Você se arriscaria em comprar um carro usado da mão desses dois homens?
Uma nova profissão passa a ser exercida por ladrões vestidos de terno e gravata, só que esses não são políticos são pastores, que da teologia estudada só se lembram de que o dizimo é a obrigação dos fiéis para com o ministério de cristo.
Ah! Um abraço, a todos os pastores que são do tempo do evangelho antigo e que assim como muitos que já se foram nunca se esqueceram de seus deveres para com Deus.

“Maior é o espírito que
está em vós do que
o que está no mundo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário