sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O quadro.

São Paulo uma exposição de belas artes que retrata um pouco de mim, de você, da humanidade. São Paulo de vários povos uma miscigenação que une o rico ao pobre, cada família com sua estirpe e uma crença religiosa que muitas vezes não bate com a do outro, gerando um conflito entre o homem e o sobrenatural.

São Paulo de judeus, palestinos, chineses e israelitas; o mundo vive aqui. Pessoas que largaram suas famílias, seu país em busca de uma vida melhor, pessoas que largaram as cidadezinhas do interior para ganharem a vida na maior cidade da América latina. Uma exposição de prédios e poucas casas de carros e pessoas de sombras indiferentes, de máquinas e tecnologias que destroem o nosso meio ambiente. Algumas invisíveis outras nem tanto transformando essa metrópole em um horizonte morto.
Como um quadro obscuro São Paulo é repleto de surpresas obras vivas pintadas com cores e sombras indiferentes, rostos e pernas se perdem entre neblinas sonolentas. Um impacto agressivo que a obra não mostra, um degredo não cumprido medo, dor, fome a vitrina da revolta no olhar de uma criança. Crianças essas expostas por todos os cantos dessa cidade em retratos que a burguesia não olha, inundando a alma obscurecendo a mente, afogando o sonho. Sonho de ser criança.
São Paulo sua beleza me encanta tantas ruas e nenhuma igual à outra, tantos prédios um mais lindo e maior que o outro. As obras do arquiteto Oscar Niemaier fazem de ti uma cidade encantadora.
Há vários quadros na parede do meu quarto, há tantas formas de se ver o mesmo quadro, mas eu não olho para nenhum dele seu olho para esse quadro de cores vivas e cintilantes tão vivas que em ti retratada até se mechem, os carros e as pessoas pelas suas ruas andam, os pássaros e os aviões voam, cantam e fazem barulho e nos prédios vejo as luzes apagando e ligando, vejo escurecer e anoitecer e você continua do mesmo jeito.
Eu te olho São Paulo da janela do meu quarto.

9 comentários:

  1. Rapaz eu gostaria de "gostar" assim de minha cidade,mas ela não colabora.
    Gostei do texto.

    ResponderExcluir
  2. Eii Bruno =D
    Eu to muito felis por vc..
    nossa que benção, estou muito feliz, e Deus também está, é muito bom saber que existem pessoas que se rendem as pés de Jesus verdadeiramente...
    gosteei do seu blog, continue assim, Deus vaai te usar muito e deixe Ele te usar conforme a vontede dEle, pois Ele sabe o melhor pra nós e Ele sabe o amanhã.
    me passa o seu msn.
    Deus te abençoe muiiito.

    ResponderExcluir
  3. Ola Ranzinza tudo bom? Meu querido nada são flores na nossa vida nem São Paulo é uma das melhores cidades do mundo para se viver em matéria de segurança, mas vejamos bem mesmo com todas essa ondas de assalto e muito mais não desistimos de sonhar que um dia São Paulo possa ser uma cidade como a dos contos de fada, a imaginação nos proporciona isso e é dai que criamos nossas inpirações. Vemos beleza onde não existe até o feio se torna bonito mas não desistimos.
    E espero que você não desista de acreditar que um dia São Paulo possa ser a cidade maravilhosa. O coração desse Brasil.

    obrigado pela presença aqui no meu blog ranzinza.
    Bruno Martins
    brunogardena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. O Ranzinza é chato,mas não deixará de aparecer aqui.
    Aproveite e passe lá também!
    Fortes amplexos!

    ResponderExcluir
  5. São Paulo é maravilhosa mesmo com os problemas que existem, mas isso perto de suas qualidades passam despercebidos, porém mesmo com algumas coisas que deixam nós tristes mas a tristeza tem que ser passageira porém há esperança por uma São Paulo melhor tem que sempre prevalecer.

    Ass: Magno Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Roberto você é sempre bem vindo. Não só você, mas todos aqueles que quiserem fazer parte da família!

    Ass: Magno Oliveira

    ResponderExcluir